• Aplicar em imóveis é investir seguro. AMO Imóveis. CRECI/SC 920-J.

Entenda qual a Renda Mínima para um Financiamento Imobiliário

Voltar

    Na hora de adquirir a casa própria, muitas pessoas optam pelo Financiamento Imobiliário. Através dele, é possível realizar a compra de um imóvel sem possuir, em mãos, o valor total.

 

Como funciona o Financiamento Imobiliário


    O Financiamento Imobiliário funciona como uma operação de crédito. O banco paga uma parte da propriedade que você quer comprar; em troca, você terá que devolver esse valor parcelado e com juros.
    Fique atento: isso significa que o banco nunca quitará o valor total do imóvel. Ele exige uma entrada, cuja quantia mínima geralmente corresponde a 20% ou 30% da propriedade. Ou seja, se você quer comprar um imóvel que custa 200 mil reais, deve ter acumulado pelo menos 40 mil reais para dar de entrada no financiamento.
    Antes de fechar o contrato, o Banco também precisa estar seguro de que você conseguirá retornar o valor. Para isso, você precisa ter um valor mínimo de renda comprovada.

 

Como descobrir qual a Renda Mínima do Financiamento Imobiliário


    A renda mínima exigida pelo banco depende de algumas variáveis: 1. O preço do imóvel; 2. O número de parcelas; 3. Juros e taxas de cada parcela.
    Ainda assim, existe uma regra geral: o valor das parcelas não podem comprometer mais do que 30% da sua renda. Para exemplificar de forma bem simples: se você ganha 1 mil reais por mês, o valor máximo de uma parcela é 300 reais.
    No site de cada instituição, é possível fazer uma simulação. É simples, basta você colocar os dados e o programa calcula se você se encaixa ou não no programa de Financiamento Imobiliário.

 

O que fazer se você não tem a Renda Mínima


    Se o programa apontou que sua renda não é suficiente, existem algumas formas de tornar o Financiamento Imobiliário possível.
    Em primeiro lugar, você pode aumentar o tempo do financiamento. Ao optar por mais parcelas, o valor de cada uma delas será menor. Apenas fique atento ao tempo máximo aceito pelo banco. Caso você for mais velho, também pode ter problemas para estender o prazo.
    Em segundo, você pode compor a sua renda com a de outras pessoas. Por exemplo, um familiar ou cônjuge - alguns bancos aceitam até mesmo amigos. Ao declarar outra renda, aumenta o valor permitido para o Financiamento Imobiliário. Mas preste atenção: todas as pessoas incluídas serão proprietárias do imóvel quando o Financiamento terminar. 
    Em terceiro, você pode dar uma entrada maior. Ao pagar mais logo no início, o valor das prestações será reduzido.

 

Pesquise antes de escolher o banco


    Nem sempre o banco onde você tem conta corrente vai oferecer as condições de Financiamento mais adequadas para o seu caso. Seja em questões de juros, entrada, etc.
    Por isso, compare e pesquise muito antes para encontrar as melhores condições. Apenas cuide para fazer uma escolha segura.

 

Faça um planejamento financeiro de longo prazo


    O Financiamento Imobiliário é um compromisso de longo prazo. Às vezes, se leva 20, 30 anos para quitar o valor. Por isso, é essencial fazer um planejamento financeiro.
    Esse planejamento, na verdade, começa antes mesmo de você fechar o contrato. Para reunir o valor da entrada, você terá que planejar gastos e cortar despesas desnecessárias. Então depois, quando vierem as prestações, você terá que pagá-las regularmente.
    Por isso, faça um planejamento familiar e econômico. Anote todos os gastos fixos, reserve um dinheiro para gastos variáveis e encaixe as parcelas com segurança em meio ao seu orçamento mensal.

 

Concluindo...


    O Financiamento Imobiliário é um acordo que você fecha com o banco na hora de adquirir o imóvel. Para descobrir a renda mínima necessária, você precisará saber o preço do imóvel e as condições oferecidas pela instituição. No site de cada uma, é possível fazer uma simulação.

 

Esperamos que esse texto tenha te ajudado! Se você ficou com alguma dúvida, consulte um de nossos atendentes, será um prazer te ajudar ;)