• Aplicar em imóveis é investir seguro. AMO Imóveis. CRECI/SC 920-J.

Comprar um imóvel para reformar: quando vale a pena?

Voltar

    Se você está procurando por um imóvel, já deve ter considerado a possibilidade de adquirir um que precisa de reformas. Seja para morar ou revender, essa é uma das opção que vem se tornando muito popular.

 

O que avaliar na hora de escolher


    Existem muitas diferenças entre um imóvel novo e um mais antigo. Uma delas - a mais óbvia - é o preço. Imóveis novos costumam ter um valor elevado, justamente por terem uma estrutura recente.
    Apesar de ser mais caro, porém, não necessariamente o imóvel novo terá um custo total maior. Isso porque um imóvel antigo precisa de reparos, o que também deve ser colocado na ponta do lápis.
    Existem vários tipos de reparo, indo desde os estruturais até os superficiais. Entre eles, podem estar: pintura de paredes, troca de revestimento de pisos, troca de torneiras, revisão das instalações elétricas, etc.
    Não é possível afirmar objetivamente o que será mais econômico: o imóvel novo ou o que precisa de reformas. Na verdade, depende de caso para caso. A seguir, listamos alguns pontos para você observar.

 

Valor do imóvel


    O primeiro passo é comparar o preço dos dois imóveis. Calcule a diferença e veja quais são os valores agregados. Para além do estado do imóvel, considere:

  • A localização;
  • A área total (m2);
  • A divisão interna (de quartos, sala, etc);

    Se o imóvel estiver situado em um local com boa infraestrutura, por exemplo, o interesse aumenta. Além da praticidade para você, a chance de a propriedade valorizar com o tempo é grande.
    Também é importante ver se a área e a divisão interna atendem às suas necessidades.


Estado do imóvel


    Agora, é o momento de analisar o estado do imóvel antigo. Quais reparos ele precisaria? Quanto vai custar cada um? O resto da infraestutura - a interna, que não vai sofrer mudanças - se encontra em boas condições?
    É necessário perceber que alguns reparos - como instalações elétricas - vão sair mais caro. Faça um cálculo de tudo o que você precisaria gastar e compare com a diferença de preço, para ver se realmente compensaria economicamente. 
    Além disso, é necessário verificar a Legislação. Pode ser que algumas mudanças não sejam permitidas pela Prefeitura Municipal. O recomendado é conferir isso antes de fechar negócio.

 

Personalização


    Esse também é um fator que você deve levar em conta. Quando você faz reformas em um imóvel, pode deixar tudo do seu jeitinho. Isso faz diferença, principalmente se for um local onde você pretende morar.
    Imóveis novos, por outro lado, já vem praticamente prontos. Toda a personalização será externa - mobília e decoração.

 

Tempo disponível


    E isso nos leva ao último ponto: a flexibilidade para realizar reformas. Entre a compra do imóvel e a mudança, quanto tempo você terá disponível? Se você quer adquirir um imóvel e se mudar imediatamente, não é uma boa ideia optar por reformas.
    Além do tempo geral, ainda é preciso pensar no seu uso pessoal do tempo. Para reformar, você terá que buscar profissionais, organizar, ir atrás de materiais. É necessário pensar nisso também.

 

Afinal, vale a pena comprar um imóvel para reformar?


    Considere todos esses fatores e tome uma decisão. Pode ser que o imóvel antigo seja, sim, mais vantajoso economicamente. De quebra, você ainda terá um imóvel que é do seu gosto.
    Por isso, reiteramos: cada caso é um caso. Faça uma boa busca pelo mercado imobiliário e considere suas possibilidades.

 

    Ainda precisando de ajuda para encontrar o imóvel dos sonhos? Entre em contato com um de nossos atendentes, será um prazer te ajudar!