• Aplicar em imóveis é investir seguro. AMO Imóveis. CRECI/SC 920-J.

Como funciona um Consórcio Imobiliário

Voltar

    O Consórcio Imobiliário é uma escolha muito popular entre aqueles que querem conquistar a casa própria. Isso se dá por ser uma opção segura e, em especial, por ter taxas muito menores do que o financiamento bancário. 
    A seguir, explicaremos O que é um Consórcio de Imóveis, Como Funciona e quais as suas Vantagens e Desvantagens.

 

O que é


    O Consórcio surgiu como uma alternativa às limitações dos empréstimos dos bancos. Sua proposta é, em resumo: realizar um autofinanciamento. 
    Assim, em um Consórcio, um grupo de pessoas se junta com um objetivo em comum e cada um faz uma contribuição mensal. Quando certo valor é acumulado, há um sorteio e um dos participantes leva a bolada, conquistando o imóvel desejado. Esse processo ocorre várias vezes, até todos ganharem o valor.
    Justamente por essa questão do parcelamento e do sorteio, o Consórcio é um projeto de longo prazo. Assim, é necessário ter em mente que pode demorar muitos anos até que você seja contemplado.

 

Como funciona


    Geralmente, o Consórcio é organizado por uma administradora, que fica responsável por fazer o gerenciamento do dinheiro. Essa é a forma mais segura de realizar, pois existe uma documentação legal e as admistradoras são fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil. Apenas cuide para encontrar um empreendimento confiável, claro.
    São oferecidos vários planos, com parcelas, prazos e valores diferentes. Você escolhe a opção que mais se encaixa no seu planejamento financeiro e contrata uma cota de consórcio. Com isso, você se compromete a pagar o valor todos os meses, recebendo uma carta de crédito.
    A partir do momento que inicia o Consórcio, o valor começa a ser acumulado. Para levar a bolada, existem duas opções: pelo sorteio ou pelo lance. Na primeira opção, todos tem a mesma probabilidade de ganhar e você vai ter que contar com a sorte. No lance, você faz uma oferta para adiantar parcelas e com isso ganha chances maiores de ser contemplado.
    Mensalmente, ainda ocorrem as Assembleias. Elas são reuniões que ocorrem entre o grupo e a administradora. É um momento de troca de informações e diálogos sobre situações específicas que podem ocorrer.

 

Vantagens


1. Não há cobrança das taxas de juros


    O Consórcio não tem juros. Ele tem sim, uma taxa de administração, mas essa é diluída entre as parcelas e muito inferior aos valores que geralmente são cobrados por bancos.

 

2. Não precisa dar entrada


    Assim, é uma opção ideal para aqueles que não tem nenhum dinheiro à vista para dar de entrada.

 

3. Processo seguro


    Como já mencionado, as administradoras são fiscalizadas pelo Banco Central, o que evita roubos e outros riscos. Todos os contratos são regidos pela lei nº 11.795/2008, tornando o processo legalizado e seguro.

 

4. Flexibilidade de planos e valores


    É possível escolher as condições que melhor combinem com o valor do imóvel e as suas condições financeiras. Além disso, o modelo também facilita o planejamento financeiro.

 

Desvantagens


1. Pode demorar até que você seja contemplado


    Como mencionado, os Consórcios podem durar muito tempo, mais de uma década até. Assim, nada garante que você vá ser contemplado de primeira. Se você tem pressa, o Consórcio não é uma boa opção.

 

2. Compromisso de longo prazo


    Entrar em um consórcio é se comprometer financeiramente por muitos anos. Por isso, pense bem antes de entrar, já que depois não é tão simples voltar atrás (apesar de ser, sim, possível quitar a dívida antes do prazo se você tiver o valor).

 

    Esse é o básico que você deve saber para entender como funciona um Consórcio Imobiliário. 
    Um último conselho: antes de procurar um Consórcio, tenha em mente qual o valor do imóvel que você quer adquirir. É muito importante também pesquisar sobre a empresa escolhida; para isso, o Banco Central conta com um Ranking de Reclamações em seu site.
    Por fim, converse bem com a administradora para sanar todas as suas dúvidas e - imprescindível - examine o contrato com muita calma antes de assinar. 


    Esperamos que a matéria tenha te ajudado! Se você ainda está a procura do imóvel perfeito, converse com um de nossos atendentes, será um prazer ajudar!