• Aplicar em imóveis é investir seguro. AMO Imóveis. CRECI/SC 920-J.

Checklist da Mudança Residencial: passo a passo

Voltar

Mudar de residência é um processo complexo, que exige atenção aos detalhes. O ideal é começar a organização com um mês de antecedência.

Para te ajudar nesse momento, montamos um Checklist de mudança e explicamos cada item.

 

1. Escolher uma transportadora com antecedência

Para diminuir os riscos, o recomendado é contratar uma transportadora para ajudar na mudança. Ela ficará responsável pela mudança dos itens de uma casa para outra, especialmente móveis e objetos pesados. Para escolher a empresa, faça uma análise de mercado; verifique o custo de diferentes opções, veja quais benefícios serão necessários (por exemplo, se você precisará de ajuda para embalar móveis maiores) e se a transportadora oferece seguro.

 

2. Conseguir materiais para embalar a mudança

Primeiramente, é necessário providenciar caixas de papelão. É possível pegá-las em mercados e lojas ou comprá-las. Além disso, adquira fitas adesivas e caixas especiais (para materiais frágeis). Existem ainda outros itens que podem fazer parte da lista, como: plástico bolha, papel manilha, canetas para marcação e jornais.

Obs.: cuidado com o uso dos jornais, pois eles podem manchar alguns objetos.

 

3. Separar doações e descartes

Essa etapa facilitará o resto do processo, pois serão menos coisas para organizar. É o momento de fazer uma grande limpa na casa. Separe tudo o que você não usa mais e dê o fim adequado.

 

4. Providenciar a parte burocrática

No primeiro momento, se certifique que todos os documentos mais importantes estejam em ordem - seja a parte jurídica ou financeira. Então, mais próximo da mudança, é necessário providenciar outros documentos, tais como mudança do endereço da correspondência, de TV a cabo e de internet. Além do desligamento de energia elétrica e afins.

 

5. Faça uma listagem dos itens

Essa é uma etapa que pode tomar tempo, mas auxilia muito na organização. Em uma planilha digital ou com caneta e papel, faça uma lista de todos os itens a serem transportados. Isso te ajudará a saber depois se não houve nenhuma perda na mudança. Outra dica é anotar a organização e a quantidade de caixas.

 

6. Primeira etapa da embalagem

Esta parte pode ser iniciada com bastante antecedência – como duas semanas antes –, a depender das demandas. Comece a separar os objetos em caixas, marcando qual o conteúdo (por exemplo, se embalar pratos, escreva “pratos” no lado de fora da caixa). Indique também outras informações importantes, como o cômodo de destino, aviso de frágil e qual o “lado de cima”. Porém, ainda não feche as caixas.

 

7. Preparar a casa nova

Faça uma visita no seu novo imóvel. Aproveite esse momento para tirar as medidas e decidir a organização dos móveis. Se for um condomínio, se informe sobre os horários em que é permitido realizar mudança e avise um responsável. Ainda é indicado realizar uma faxina no local.

 

8. Liste os itens que será necessário adquirir

Quando se realiza uma mudança de residências, pode ocorrer renovações de móveis, decorações, etc. Faça uma lista e providencie o necessário.

 

9. Organização para o grande dia

Se familiares e amigos vão te ajudar na mudança, descubra exatamente o número de pessoas e se é uma demanda que se adequa à necessidade. Além disso, se você tem animais ou crianças, decida como você lidará com eles no próprio dia da mudança; o mais seguro é deixá-los com alguém.

 

10. Segunda etapa da embalagem

Nesse momento, você deverá fazer algumas coisas. Primeiramente, separe itens pessoais e de valor para levar com você no carro. Isso é necessário para evitar transtornos, em especial com documentos e dinheiro.

Em segundo, separe os itens que serão necessários nos dias logo após a mudança (como comida, pratos, papel higiênico, etc). Também é indicado levar eles junto com você.

Por fim, revise as outras caixas e verifique que o peso está adequado. Uma dica é colocar objetos mais leves nas caixas maiores e objetos mais pesados nas caixas pequenas, para equilibrar. Então, na véspera, feche as embalagens bem.

 

11. Preparando a despedida

Essa é a etapa final antes da mudança, em que você deve encerrar os últimos ciclos no imóvel antigo. Aqui também, verifique os horários de mudança e avise um responsável se for condomínio. Além disso, uma faxina é necessária.

De um a dois dias antes da mudança, desligue os eletrodomésticos (a antecedência depende da máquina). Eles devem estar em temperatura ambiente e secos para o momento da mudança.

Por fim, logo antes de sair, verifique se está tudo em ordem e desligue o disjuntor.

 

 

Essa é uma lista das coisas gerais que você não pode esquecer. Esperamos que tenha sido útil! Se ainda estiver procurando pelo imóvel ideal, contate um de nossos atendentes, será um prazer lhe ajudar.