• Aplicar em imóveis é investir seguro. AMO Imóveis. CRECI/SC 920-J.

Aluguel ou compra: qual a melhor opção?

Voltar

Um dos maiores sonhos de consumo do brasileiro é ter uma casa própria. Há, porém, diversos fatores que devem ser observados antes de efetivamente ser realizada a compra de um imóvel, como segurança, custos e mobilidade.

 

Estágio da vida

O que você deve se perguntar primeiro é: em que estágio da vida eu estou?

Caso você seja jovem, com certa instabilidade na vida, não é recomendado a compra de um imóvel. Isso por diversas razões: você pode perder o emprego, querer mudar de cidade, encontrar um apartamento melhor. Ao comprar um imóvel, você fica, de certa forma, preso a ele.

Mas é outro caso se você já tem família constituída. Afinal, você e sua família precisam de um teto para morar todos os dias, estão ligados a questões como colégio e empregos. Ao comprar o imóvel, você decide quando vai sair do imóvel, tem mais controle sobre o processo.  Ao alugar um imóvel, ao contrário, o locatário fica dependente do proprietário, de sua escolha de renovar o contrato ou não e se vai aumentar o valor do aluguel.

Além disso, ao adquirir um imóvel, você se torna efetivamente dono dele. O que isso significa? Você pode decorar sem ser questionado, mudar tudo como quiser. Um imóvel, ainda, é um patrimônio sólido, o que contribui para uma maior segurança na vida.

 

Planejamento financeiro

Outra coisa que você tem observar, inegavelmente, são os custos que você vai ter ao adquirir um imóvel. Aqui, o melhor é colocar todos os valores na ponta do lápis e analisar. Quanto você ganha, quanto vai gastar com as parcelas, condomínio, IPTU, contas, possíveis imprevistos. O recomendável é que os custos da moradia consumam apenas 30% da renda mensal. Seja honesto com você mesmo: se não pode arcar com a compra, talvez esse não seja o momento certo.

Aqui entra um fator importante: o planejamento. Ao financiar um imóvel, parcelando em tantas vezes, o valor dos juros pode ser alto. Isso também deve ser colocado no papel. Geralmente, vale mais a pena se planejar, economizar um pouco todo mês e só comprar o imóvel quando tiver um valor guardado.

 

Então...

O que é melhor: comprar ou alugar?

Depende.

Depende da necessidade e situação de cada pessoa. Analise bem todos os fatores incluídos antes de tomar sua decisão. E conte sempre com a imobiliária para te ajudar a decidir.

 

 

Esperamos que esse post tenha sido útil.

Mais alguma dúvida? Entre em contato com algum de nossos corretores.