• Aplicar em imóveis é investir seguro. AMO Imóveis. CRECI/SC 920-J.

Como cuidar de pets em apartamentos

Voltar

Cada vez mais vemos pets vivendo em apartamentos. Parece contraditório, já que animais precisam de espaço, mas, acredite, essa pode ser uma experiência incrível. Existem, é claro, alguns cuidados que você deve ter para garantir o bem-estar do seu amigo de quatro patas. É sobre isso que vamos falar nesse texto, então presta atenção nas dicas!

 

Ambiente

- Em primeiro lugar, é importante deixar o seu pet confortável no lugar em que mora. Caso você esteja de mudança para um apartamento, tenha paciência e apresente amigavelmente todos os cômodos para o pet.

- Cuide para que o apartamento seja um ambiente seguro. Telas nas janelas e varandas são considerados itens essenciais, mesmo no caso de cachorro (que pode pular e acabar se machucando). Além disso, tente minimizar os riscos: cuide para que não fique nenhum fio desencapado, nenhum objeto cortante ao alcance, remédios, entre outros.

- As decorações merecem atenção: o animal pode acabar as derrubando.

- Garanta que seu animal tenha um espaço próprio e determinado. Isso vale tanto para as necessidades quanto para o canto de dormir. Tente estabelecer um lugar único. No caso do cantinho, coloque cobertinhas e brinquedos.

 

Limpeza

- Defina um lugar limpo e calmo para o seu animal fazer as necessidades. No caso de gatos, o recomendado é ter duas caixinhas de areia por animal, além de limpar todos os dias. No caso de cachorro, existem tapetes higiênicos; folhas de jornal também servem, mas não são tão práticas.

- Tapetes e carpetes podem dificultar a limpeza, no caso de necessidades, sujeira ou pelos.

- Fique atento às regras do condomínio; por exemplo, como funciona o transporte de animais nas áreas comuns. Quando for levar seu animal para passear, cuide para ele não sujar nada. Para garantia, leve sempre uma sacola e um pano.

 

Convivência

- Respeite as regras do seu condomínio, tanto para o transporte do animal quanto para barulhos e cheiros.

- É importante fazer o seu animal se exercitar. Isso evita que ele desenvolva problemas emocionais ou de obesidade - acredite, isso vale tanto para gatos quanto para cachorros.

Caso ele seja acostumado a andar na rua, leve-o duas vezes por dia, não apenas para fazer as necessidades, mas também para ser um momento de prazer. A distância da caminhada depende do porte do animal.

Caso ele não goste de sair de casa, a alternativa são brincadeiras. Crie ambientes dinâmicos, deixe brinquedos resistentes, esconda alimentos e utilize objetos que o incentivem a “pensar para conseguir uma recompensa”, faça brincadeiras.

Acima de tudo, respeite as limitações do animal e sempre demonstre muito carinho. Amor e confiança: esse é o principal ingrediente para qualquer relacionamento feliz. E com o seu pet não é diferente.

Esperamos que você tenha gostado das dicas. Em caso de dúvidas, converse com algum de nossos corretores.